Atualizado em 08/01/26 às 10h26
Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciências para a Saúde – Balanço 2025
O ano de 2025 começou intenso, com muitas atividades acadêmicas relevantes para o fortalecimento do Programa de Pós-graduação em Ciências para a Saúde (PPCS) da ESPDF/FEPECS. Neste balanço, destacamos as principais realizações do ano de 2025 que deram seguimento a ações planejadas em 2024 e que estão contempladas nos objetivos e metas do planejamento do quadriênio 2025-2028.
Em 2025, o quadriênio 2021-2024 de avaliação da CAPES teve sua finalização, representando um ciclo avaliativo no qual o PPCS passou por importantes mudanças. Neste mesmo ano, o novo ciclo avaliativo (2025-2028) teve início e já conta com importantes desafios. Vamos recordar em uma retrospectiva, conforme os acontecimentos ao longo do ano!!!!!
Novos projetos!
Em 2025, logo na primeira quinzena do mês de janeiro, a Coordenação do PPCS em conjunto com o corpo docente, elaborou e submeteu três projetos ao Edital 28/2024 Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – CAPES/COFEN – Apoio a Programas de Pós-Graduação – Modalidade Mestrado e Doutorado Profissional – Área de Enfermagem.
Os três novos projetos visam obter financiamento para ampliar as oportunidades de participação de enfermeiras e enfermeiros no PPCS, para cursarem o mestrado ou doutorado profissional na sede da ESPDF em Brasília ou o curso de mestrado em Recife-PE, ao tempo em que estimulam a inovação acadêmica para a incorporação de tecnologias nas diversas áreas de atuação da enfermagem.
O corpo docente do PPCS também participou de editais de fomento para financiamento de pesquisas, de projetos de intervenção e desenvolvimento de produtos técnicos e/ou tecnológicos:
ü O Programa de Pesquisa Prioritária para o SUS – PPSUS, por meio da Chamada Pública Para Seleção De Projetos De Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação que promovam a melhoria da qualidade da atenção à saúde no Distrito Federal– PPSUS. Foram aprovados 5 projetos.
ü Programa de Fomento a Pesquisa da FEPECS: Foram aprovados 4 novos projetos de pesquisa proposto por docentes e discentes do PPCS.
ü Programa de Iniciação Científica da ESCS-FEPECS: foram aprovados 10 projetos com bolsas de IC com integração entre estudantes de graduação e mestrandos.
Ciclo de Avaliação Quadrienal da CAPES – 2021-2024
O ano seguiu e nos meses de fevereiro e março, a dedicação total da equipe da Coordenação do PPCS foi à elaboração do relatório sucupira sobre a Avaliação Quadrienal do período de 2021-2024. Em síntese o relatório demonstrou que no quadriênio foram formados 66 novos mestres e outros 72 ingressaram no PPCS, além da publicação de 235 artigos científicos em revistas indexadas e 290 produtos técnicos e/ou tecnológicos desenvolvidos no período.
No mês de março tivemos dois importantes acontecimentos: a publicação da aprovação da proposta de Doutorado Profissional em Ciências para a Saúde (Portaria MEC nº 113, de 17 de fevereiro de 2025, publicada no DOU de 19/02/2025 – Link: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-mec-n-113-de-17-de-fevereiro-de-2025-613438676) e a publicação da autorização da migração do PPCS da FEPECS para a Escola de Saúde Pública do DF (Portaria MEC nº 210, de 14 de março de 2025, publicada no DOU de 18/03/2025Link: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=18/03/2025&jornal=515&pagina=58&totalArquivos=196).
A implantação do Doutorado Profissional
Após a publicação do resultado oficial da aprovação do Doutorado Profissional, foi criado um Grupo de Trabalho para as ações de implantação do novo curso: planejamento do processo seletivo, com elaboração do edital, definição de bancas e critérios de seleção; refinamento dos planos de ensino; elaboração dos templates de projetos de tese e do trabalho final do doutorado, bem como outros regulamentos necessários. O GT atuou a partir de junho de 2025.
Processos seletivos de estudantes para o mestrado e doutorado
O processo seletivo foi desenvolvido ao longo dos meses de junho a novembro. Foram 5 etapas de seleção:
a. Primeira fase: consiste na homologação das inscrições, onde o candidato comprovou o seu vínculo empregatício, a regularidades dos documentos pessoais, a formação de nível superior, a produção acadêmica e a existência do pré-projeto de pesquisa;
b. Segunda fase: consistiu na aplicação de prova com questões objetivas e discursivas sobre literatura disponibilizada no edital;
c. Terceira fase: consistiu na análise do currículo e capacidade de produção, segundo critérios disponíveis no edital;
d. Quarta fase: análise do pré-projeto de pesquisa e de intervenção apresentado no momento da inscrição;
e. Quinta fase: entrevista com os candidatos aprovados nas fases anteriores.
Todas as fases foram acompanhadas por Banca Examinadora designada pela Coordenação do PPCS.
Foram publicados 4 editais, sendo dois para seleção de candidatos ao mestrado dos quais um deles era para graduados em enfermagem. Dois editais para a seleção de candidatos ao doutorado, sendo um deles especificamente para enfermeiros. Ao todo foram mais de 76 inscritos, tendo como resultado: 27 aprovados para cursar o mestrado e 8 aprovados ao doutorado.
Resumo conciso do processo seletivo:
· Edital de Seleção para Mestrado Profissional para todas as categorias profissionais: 53 inscritos e 14 aprovados
· Edital de Seleção para Mestrado Profissional para candidatos Enfermeiros: 38 inscritos e 13 aprovados
ü Total Mestrado (todos os editais): 27 aprovados e 26 matriculados
· Edital de Seleção de candidatos formados em Enfermagem ao Doutorado Profissional: 5 inscritos e 2 aprovados.
· Edital de Seleção de candidatos de todas as categorias, ao Doutorado Profissional: 23 inscritos e 7 aprovados
ü Total Doutorado (todos os editais): 9 aprovados e 8 matriculados
O corpo docente participou de eventos ao longo do ano:
– 22º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal (DIC) e o 31º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (UnB) – vários docentes foram avaliadores dos trabalhos e expositoras junto com seus bolsistas de Iniciação Cientifica. Alguns projetos contemplaram a ação conjunta de mestrandos e estudantes de IC, com menção honrosa.
– 75º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Porto Alegre em dezembro de 2025: mestrandos e docentes participaram ativamente com apresentação de trabalhos acadêmicos.
– Fórum de Pró-reitores em Goiânia em novembro: Prof. Levy Aniceto Santana, Coordenador dos Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu da ESPDF, que exerce o papel de pró-reitor de PPG representou a ESPDF na reunião.
– VI Simpósio de Saúde Baseada em Evidências: O corpo docente e discente do PPCS também compôs a equipe de organização do Simpósio de Saúde Baseada em Evidências que ocorreu em maio de 2025. Foi um momento de debates e de troca de experiências entre pesquisadores nacionais, regionais e locais.



Durante o SISB 2025, o PPCS entregou um certificado simbólico de reconhecimento aos egressos destaque dos quadriênios de 2017-2020 e 2021-2024. Foi um momento emocionante para o corpo docente, coordenadores, ex-coordenadores e principalmente para os egressos dos dois quadriênios que se destacaram em vários critérios: por terem ingressado no doutorado; por terem publicado em importantes periódicos; e por terem colocado em prática seus conhecimentos e produtos após a conclusão do mestrado.
– 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva: professores e estudantes do PPCS participaram ativamente do evento que ocorreu em Brasília no período de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2025.
– Grupo de Trabalho para a Certificação de “Boas práticas de Atenção ao Parto e ao Nascimento” do Distrito Federal, coordenado pelo Grupo Condutor Distrital da Rede Cegonha da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF): as professoras Angela Barros e Elisabete Mesquita Peres de Carvalho participaram ativamente desta atividade que avaliou todos os centros de parto da Secretaria de Saúde do DF. As visitas técnicas focam em certificação de atenção ao pré-natal, parto e pós-parto.



– III Fórum de Boas Práticas de Gestão, Parto e Nascimento no DF: foi realizado no auditório da ESPDF-FEPECS. Foi um momento em que todos os docentes da linha de pesquisa em Qualidade da Saúde da Mulher, Criança e Adolescentes participou ativamente.



Docentes pelo mundo!!!
– Evento no Chile – a professora Alessandra Arraes participou do Congresso Internacional de Saúde mental perinatal. Foram três trabalhos apresentados.
– Visita técnica ao México: a professora Alessandra Arraes visitou a cidade de San Luiz Potosi– México, Hospital del Nino y laMujer. A visita teve como objetivo conhecer a experiência de implementação de salas de acolhimento para óbitos fetais, inspiradas na iniciativa de uma mãe que criou um símbolo de borboleta para sinalizar a perda em um hospital inglês.
– Visita técnica ao sistema de saúde de Londres – UK, Madri e Barcelona na Espanha: a Professora Leila Göttems realizouvisitas técnicas com vistas a internacionalização do Programa, em Londres – UK, Barcelona e Madrid, Espanha. Foram visitas técnicas no âmbito de projetos de pesquisa realizados em parceria com a OPAS e MS que aprofundaram possibilidades de cooperação técnica entre pesquisadores, profissionais e gestores de políticas públicas.



Foram realizadas reuniões com lideranças do Governo de Moçambique para estabelecer possíveis parcerias, tendo sido demonstrado o interesse daquele país em promover a participação de estudantes nos cursos de Mestrado e Doutorado.
Bancas de qualificação e defesa de Trabalho de Conclusão de Mestrado
Ao longo do ano foram realizadas 15 bancas de defesa e 20 bancas de qualificação de projetos. Foram produzidas pesquisas avaliativas sobre os serviços assistenciais que subsidiarão melhorias nas políticas públicas, novas tecnologias para o apoio ao cuidado nos serviços de saúde do SUS-DF, cartilhas e guias de autocuidado para a população, protocolos assistenciais, entre outros produtos. Também foram publicados artigos que contribuirão com a divulgação cientifica em âmbito nacional e internacional.




Aula inaugural de 2025
Em 26 de novembro de 2025 foi realizada a aula inaugural da 14ª turma do Mestrado e da 1ª turma do Doutorado. Depois de um processo seletivo que durou 4 meses, os estudantes matriculados foram acolhidos e as atividades acadêmicas iniciadas, com uma celebração e ao mesmo tempo uma importante palestra ministrada pela Coordenadora de Área de Enfermagem da CAPES, prof. Dra. Ana Karina.




Os novos estudantes já cursaram as primeiras disciplinas dos cursos de mestrado e doutorado, no período de 24 de novembro a 19 de dezembro de 2025. Foram atividades intensas nas quais a 14ª turma de mestrado e a 1ª do doutorado tiveram inicio de fato.
Ainda em 2025, foi submetida para aprovação da CAPES, a proposta de turma fora de sede do mestrado a ser realizada em Recife – PE. Foram estabelecidos termos de cooperação e programado o início das atividades para 2026.
